03/12/2021

Encontro alargado da Comissão Ecuménica do Porto

Responsáveis das Igrejas de sensibilidade ecuménica do Grande Porto, estiveram reunidos para orar, partilhar visões e confraternizar na terça-feira, 29 de novembro de 2021, na Casa Diocesana de Vilar.
A cidade do Porto, fazendo jus ao seu nome, desde a década 50 do século passado tem sido um verdadeiro “porto ecuménico”, com várias pontes, margens que se ligam e religam e em que convergem várias iniciativas, encontros, atividades e organizações ecuménicas, mas sobretudo, um povo com coração e espírito abertos, atento e atuante.
A criação da atual Comissão Ecuménica do Porto, em moldes diferentes, surgiu da visão comum dos Bispos D. Armindo Lopes Coelho (da Igreja Católica Romana), D. Fernando Soares (da Igreja Lusitana) e Sifredo Teixeira (da Igreja Metodista), bem como de outros responsáveis eclesiais que pretendiam formar uma Comissão verdadeiramente ecuménica na cidade. E o sonho tornou-se realidade, em novembro de 2005.
Começou por ser constituída por dois representantes (um clérigo e um leigo) das seguintes Igrejas: Igreja Católica Romana (Diocese do Porto), Igreja Evangélica Alemã do Porto, Igreja Evangélica Metodista Portuguesa (Circuito do Porto) e Igreja Lusitana Católica Apostólica Evangélica (Comunhão Anglicana).
Atualmente, também integram esta Comissão a Igreja Ortodoxa do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, a Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Moscovo e em algumas oportunidades, Igreja Inglesa de St. James e no último encontro um responsável do Exército de Salvação.
Desde então, mensalmente, a Comissão Ecuménica do Porto reúne para orar, acolher a palavra de Deus, discernir e promover caminhos de unidade para os cristão do grande Porto.