23/01/2022

Semana de Oração pela Unidade dos Cristão - 23 de janeiro de 2022

DIA 6

«Viram o menino com Maria, sua mãe,
e prostrando-se, adoraram-no» (Mateus 2,11)
Unidos em adoração ao redor do único Senhor

Leituras
Ex 3,1-6 Moisés cobriu o rosto, pois tinha medo de ver a Deus.
Sl 84 Como são amadas as tuas moradas, Senhor de todo poder!
Ap 4, 8-11 Adoravam o que vive pelos séculos dos séculos.
Mt 28, 16-20 Quando o avistaram, prostraram-se.

Reflexão
Quando os magos vindos dos seus países distantes chegaram a Belém viram o Menino com Maria, sua mãe, e prostrando-se adoraram-no. Na presença dessa revelação de Deus entre nós, os olhos dirigem-se para baixo e os joelhos dobram-se. Do mesmo modo, ao ver a sarça ardente, Moisés escondeu a sua face com receio de olhar para Deus. Quando os discípulos viram Cristo ressuscitado na montanha na Galileia, ficaram surpresos e perturbados. Ainda assim, adoraram-no. Na liturgia celeste, os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante d'Aquele que está sentado no trono. Diante da presença de Deus, respondemos assim: fazendo uma contemplação, seguida de deslumbramento, que leva à adoração. Vemos? Estamos maravilhados? Estamos de facto a adorar? Quantas vezes olhamos e não percebemos, com os nossos olhos ainda cegos diante da presença de Deus? Como podemos adorar verdadeiramente se primeiro não vemos? Na nossa visão estreita, muito frequentemente enxergamos apenas as nossas confusas discordâncias, esquecendo que o Senhor deu a todos nós a sua graça salvadora e que partilhamos o mesmo e único Espírito que nos conduz à unidade. Frequentemente no nosso orgulho seguimos as nossas próprias leis e tradições humanas, enquanto muitas vezes estamos a desconsiderar o amor que somos chamados a partilhar como povo justificado pelo sangue de Cristo, com uma fé comum em Jesus como nosso Salvador. Como comunidades vivificadas pelo Espírito Santo, as nossas igrejas chamam-nos a caminhar juntos na direção do Menino Jesus para lhe oferecer, como povo unido, a nossa homenagem. O Espírito de compaixão orienta-nos uns para os outros e, estando juntos, guia-nos a todos para o nosso único Senhor. Somente seguindo essa orientação seremos capazes de «adorar em espírito e verdade». O nosso futuro em Deus é um futuro de unidade e amor; a nossa caminhada nessa direção precisa de ser um reflexo da mesma verdade da unidade em Cristo.

Oração
Deus Compassivo, que deste aos cegos a visão interior para te reconhecerem como seu Salvador, torna-nos capazes de nos arrependermos. Na tua misericórdia, remove as escamas dos nossos olhos e leva-nos a adorar-te como nosso Deus e Redentor. No meio da nossa tristeza e apesar da profundidade dos nossos pecados, dá-nos a capacidade de te amar com todo o nosso coração. Queremos caminhar juntos guiados pela tua luz, com um só coração e uma só alma, como fizeram os primeiros discípulos. Pedimos que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja sobre nós, para que juntos te glorifiquemos, vivendo na companhia do Espírito Santo e sendo de tudo isso testemunhas para todos ao nosso redor. Amém.