A Comissão Ecuménica do Porto promove a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, com uma série de iniciativas que visam fortalecer o caminho da unidade desejado por Jesus Cristo, este ano sob o tema “Trataram-nos com uma amabilidade fora do comum” Atos 28, 2, seguindo as propostas celebrativas e de oração, este ano preparadas pelas Igrejas da Ilha de Malta.
Perante a gravidade da violência doméstica, algo a que a consciência social reage fortemente, os “hierarcas” das Igrejas que integram a Comissão Ecuménica do Porto: Igreja Lusitana de Comunhão Anglicana, Igreja Anglicana, Igreja Metodista, Igreja Evangélica Luterana Alemã do Porto, Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Moscovo, Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Constantinopla acordaram um gesto de repúdio desse género de violência e de invocação do Espírito de Deus para que conceda às famílias o dom da paciência, do respeito e da paz. E combinou-se um dia comum para todos: dia 19 de janeiro para que em todas as celebrações nas várias confissões cristãs seja realizada uma oração própria e se possível a problemática seja refletida nas homilias, sermões, reflexões e grupos.
Oração sobre a Violência Doméstica
Na Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2020
Dentro da semana em que oramos pela unidade de todos os cristãos, pedimos ao nosso Deus que proteja todas as famílias da violência doméstica e ampare aquelas que vivem este sofrimento dentro de suas portas.
É a família que nos sustenta, nos orgulha e nos realiza. Normalmente, amamos a nossa família com o mesmo amor com que nos amamos a nós próprios...
Hoje, oramos por uma família que se define, se constrói e se une pelo Dom que Deus faz de Si próprio no nosso amor.
Oramos por um amor livre, mas comprometido;
Amor gratuito e que também sabe receber;
Amor intenso, mas equilibrado;
Amor apaixonado e ao mesmo tempo consciente...
Oramos por um amor mais forte do que a fraqueza,
Mais entregue do que pedido,
Mais doado do que um direito.
O Filho de Deus encarnado ensina-nos que todos merecemos ser amados assim. E os outros também merecem ser assim amados por nós.
Hoje pedimos a Deus, Pai de todos nós, pelo seu Filho jesus Cristo, no Amor do Espírito Santo, que a violência não entre nas nossas casas e todos vivam em paz.
Ámen.