03/11/2016

Encontro ecuménico no Porto

A cidade do Porto é conhecida como ‘a capital do ecumenismo’, fruto da forte vivência ecuménica que se vem construindo desde os anos sessenta do século passado, e que nos dias de hoje ganha várias expressões, no trabalho que busca a unidade visível entre os cristãos junto dos jovens, com os doentes e no roteiro ecuménico, que mensalmente apresenta propostas das diversas tradições eclesiais.
A Comissão Ecuménica do Porto (www.ecumenismoporto.org), organismo que congrega as Igrejas Católica Romana, Lusitana - Comunhão Anglicana, Metodista, Evangélica Luterana Alemã, e Ortodoxa do Patriarcado de Moscovo, promoveu no passado dia 28 de outubro de 2016, um encontro que reuniu vários líderes (clérigos e leigos) de Igrejas de sensibilidade ecuménica, na Igreja Metodista do Mirante no Porto.
Teve início com um momento devocional a que se seguiu uma apresentação das áreas de missão da comissão ecuménica.
Os Bispo presentes, D. António Taipa, Igreja Católica Romana, D. Jorge Pina Cabral, Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana, Bispo Sifredo Teixeira, Igreja Metodista e Presidente do COPIC - Conselho Português de Igrejas Cristãs e o Diácono Peter Eisele, da Igreja Evangélica Alemã do Porto, testemunharam experiências e visões para o caminhar ecuménico presente e futuro, destacando as comemorações dos 500 anos da Reforma e a crescente procura motivada pelo turismo, de informação de cariz religioso, como uma oportunidade concreta para as Igrejas se organizarem e apresentarem.
O Padre Domingos Oliveira, que ao longo das últimas décadas tem sido o responsável Diocesano da Igreja Católica da área ecuménica recebeu uma homenagem de gratidão pelo seu trabalho e dedicação. O Padre Mário Henrique é o seu sucessor.
O jantar foi mais uma oportunidade para estreitar relações e pensar em novos projetos que façam do Porto, cada vez mais, a ‘capital do ecumenismo’ em Portugal.

Reverendo Sérgio Alves
Membro da Comissão Ecuménica do Porto
Presbítero da Igreja Lusitana - Comunhão Anglicana