22/11/2018

Fortalecer o Ecumenismo motiva encontro de responsáveis eclesiais do Porto

No seguimento do encontro ecuménico realizado pela Equipa Ecuménica do Porto no passado dia 16 de novembro, na Paróquia Lusitana do Bom Pastor, em Vila Nova de Gaia, transcrevemos a notícia redigida pelo Rev. Sérgio Alves para a página web da Comissão Ecuménica do Porto, para que também remetemos:

A Comissão Ecuménica do Porto (www.ecumenismoporto.org), promoveu no dia 16 de novembro de 2018, um encontro ecuménico seguido de jantar de confraternização, na Paróquia Lusitana do Bom Pastor, no Candal, em Vila Nova de Gaia.
Estiveram representadas várias Igrejas que vivem assumidamente o ecumenismo como parte integrante da sua missão. Diversas pessoas ligadas ao ecumenismo da cidade do grande Porto estiveram presentes, entre as quais destacam-se, D. Manuel Linda, Bispo do Porto da Igreja Católica Romana, o Bispo Sifredo Teixeira, da Igreja Evangélica Metodista de Portugal, o Bispo D. Jorge Pina Cabral da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana, o Padre Ivan, em representação do Arquimandrita Plhilip, da Igreja Ortodoxa do Patriarcado Ecuménico de Constantinopla, o Padre Alexandre Pisconov, em representação da Igreja Ortodoxa do Patriarcado de Moscovo, o Pastor Decker da Igreja Evangélica Alemã do Porto, o Cónego Philip Bourne representou a Igreja Anglicana de St James, a Revª Diácona Isabel Silva em representação do Dia Mundial de Oração, o Padre Paulo Teixeira, Capelão do Hospital de S. João, e as jovens Catarina e Carla do Grupo Ecuménico Jovem do Porto.
O evento teve início com um momento devocional, sustentado na oração da tarde da liturgia da Igreja Lusitana, dirigido pelo Pároco da comunidade local, Revº Sérgio Alves.
Seguiu-se um tempo aberto de partilha de visões e reflexões, sobre o atual momento do movimento ecuménico na cidade que proporcionou o renovar da motivação no exigente trabalho a realizar.
A volta da mesa do jantar, numa ambiência fraterna e alegre, estreitaram-se relações e planearam-se atividades para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos do ano 2019, a realizar entre os dias 18 e 25 de janeiro, que terá como tema: “Procurarás a justiça e nada além da justiça” Deuteronómio 16, 18-20.
Orar juntos, confraternizar, estar à volta de uma mesa comum, durante o jantar, constituiu um sinal animador, fortalecedor e promissor da unidade na diversidade, que se procura alcançar no movimento ecuménico, que é caminho que se faz caminhando, em processo de (re)construção permanente que em cada tempo requer energia e empenho renovado, das bases até às hierarquias e das hierarquias até às bases.

Pela Comissão Ecuménica do Porto

Revº Sérgio Alves
Membro da Comissão Ecuménico do Porto