27/02/2019

Bispo do Porto abre Paço Episcopal à Comissão Ecuménica do Porto

A Comissão Ecuménica do Porto reuniu-se no Paço Episcopal na quarta-feira 20 de fevereiro a convite do bispo do Porto, D. Manuel Linda. No jantar que se seguiu estiveram também presentes D. Jorge Pina Cabral, bispo da Igreja Lusitana, Comunhão Anglicana, e o bispo Sifredo Teixeira, da Igreja Evangélica Metodista. O Reverendo Sérgio Alves, membro da Comissão Ecuménica, redigiu o texto publicado no jornal diocesano Voz Portucalense, que aqui replicamos.

No contexto da semana de oração pela unidade dos cristãos, o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, amavelmente convidou os membros da Comissão Ecuménica do Porto para um encontro seguido de jantar, no Paço Episcopal do Porto, que se realizou no dia 20 de fevereiro.
Os presentes foram fraternalmente acolhidos e tiveram oportunidade de visitar o belíssimo espaço e aprender elementos históricos importantes, em termos de estética e arquitetura e ao nível da relação entre a Igreja e o Estado, bem como perceber a nova dinâmica de abertura ao meio e inovação que está a ser implementada. 
A cidade do Porto é conhecida como a “capital do ecumenismo” na medida em que, desde o século passado, líderes eclesiais e leigos, se devotaram verdadeiramente à causa da unidade entre os cristãos, dando sinal vivo, algumas vezes incompreendido, de oração conjunta, fortalecimento de relações pessoais e propostas inovadoras de atividades ecuménicas na cidade.
Assim a Comissão Ecuménica do Porto, constituída em novos moldes no ano 2005, é herdeira de belo testemunho, verdadeiramente inspirador para o caminhar presente e futuro, não obstante as dificuldades próprias da unidade, que sabemos e cremos, desejada por Cristo: "(…) Pai que eles sejam um como Tu e eu somos um (…)" S. João 17, 21.
A Comissão teve oportunidade de realizar a habitual reunião mensal na sala da biblioteca episcopal a que se seguiu um agradável e fraterno jantar onde se juntaram os Bispos D. Jorge Pina Cabral da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana e o Bispo Sifredo Teixeira da Igreja Metodista Portuguesa.
Na alegria do encontro fraterno à volta mesa, D. Manuel Linda, partilhou o desejo das Igrejas ecuménicas da cidade, fortalecerem o seu testemunho, através do serviço em diversas causas ligadas, por exemplo, à justiça, ao ambiente, reforçando que o “caminho ecuménico é para seguir em frente”.
D. Jorge Pina Cabral, lançou o desafio da Comissão assumir a temática da violência doméstica. O Bispo Sifredo Teixeira, relembrou o sonho não concretizado do Bispo D. Armindo Lopes Coelho, que passava pela criação de um espaço ecuménico na cidade, assegurado em parceria pelas Igrejas e que possibilitasse às pessoas mais informação sobre o mosaico ecuménico existente.
Novas visões para a missão foram partilhadas, num ambiente de respeito, amizade e vontade de continuar, por isso, graças sejam dadas a Deus, que a todos chama, para juntos anunciarmos a Boa Nova de Jesus Cristo.

Rev.º Sérgio Alves