22/08/2020

Ortodoxia bielorrussa: Minsk como Kiev?

O presidente Lukashenko e o metropolita Pavel de Minsk
O presidente Lukashenko e o metropolita Pavel
As tensões políticas na Bielorrússia no rescaldo das disputadas eleições presidenciais repercutem-se também na Igreja. A desejada democracia nacional levanta a questão do futuro da Igreja ortodoxa local (mais de metade dos nove milhões e meio de habitantes) e da sua autonomia em relação ao patriarcado de Moscovo (do qual hoje depende).
Um profundo conhecedor da situação escreveu:
«O patriarca Cirilo partilha com Putin a mesma preocupação.Se as coisas mudarem e a ditadura bielorrussa afrouxar, a Igreja ortodoxa bielorrussa começará a trabalhar pela sua própria autocefalia (independência) relativamente a Moscovo, reforçando tendências semelhantes em todos os estados maioritários islâmicos ligados ao Kremlin. Minsk não é Kiev, mas o impulso de cariz nacional também atravessa o país báltico. Não foi por acaso que Cirilo e o metropolitano bielorrusso Pavel foram os primeiros a congratularem-se (10 de agosto) com os resultados da consulta que atribuíam oitenta por cento dos votos a Lukashenko e, só passados alguns dias, emendaram a mão. A 15 de agosto, o sínodo condenou violências, detenções e extremismos, apelando a que se encontrem soluções políticas. E imediatamente a seguir, Cirilo expressou-se do mesmo modo».


Pedido crescente de autocefalia


O Metropolita Epifânio, chefe da Igreja ortodoxa autocefala da Ucrânia, publicou a 12 de agosto uma mensagem que tocava o âmago da questão. Escrevendo em ucraniano e bielorrusso e postando a imagem da bandeira branca e vermelha (dos manifestantes, diferente da oficial), convidou a Igreja ortodoxa local a romper a ligação a Moscovo:
«Por estes dias o povo bielorrusso está a sofrer muito... A anexação não canónica da sua Igreja por parte de Moscovo tem tido e continua a ter consequências trágicas para a Ortodoxia em toda a Europa oriental. Com a vontade dos fiéis e a bênção da nossa Igreja mãe comum, o patriarcado ecuménico de Constantinopla, a Igreja da Ucrânia foi reconhecida como uma das Igrejas irmãs autocéfalas. A Igreja ortodoxa da Bielorrússia tem as mesmas razões e o direito de pedir um tomo (documento) de autocefalia à Igreja mãe, se assim o desejar».
Lukashenko, que tem hoje o maior apoio em Putin e conta com a identidade russa de uma grande parte da população, acusou a oposição, numa reunião com o Conselho de segurança do país, de querer excluir a Rússia da cooperação económica, militar, linguística e religiosa. A nível eclesial, o "pai e senhor" do país acusou a oposição de pretender a restauração da Igreja autocéfala, em oposição ao patriarcado de Moscovo. E disse: "Sempre nos orgulhámos da paz inter-religiosa do país. Nunca ninguém perturba um crente. Ortodoxos, católicos, muçulmanos e judeus vivem em paz. Agora somos impelidos para uma guerra que é um conflito inter-religioso e, dada a situação, também um conflito étnico. Isto acontecerá para erradicar e desonrar as coisas de que nos orgulhamos".
O metropolita Pavel, que é de etnia russa, tentou recuperar a simpatia dos manifestantes, entre os quais muitos ortodoxos, visitando as vítimas no hospital e manifestando o desejo de uma investigação rigorosa dos delitos cometidos durante as recentes ações de protesto. Seguiu a posição mais explicitamente pró-manifestantes do metropolita católico Tadeusz Kondrusiewicz, que apelou à libertação imediata dos detidos nas recentes manifestações populares. Como bom polaco Kondrusiewicz, propõe uma mesa redonda que ponha em diálogo o poder político com os representantes da sociedade: uma proposta sugestiva para todos e, em particular, para a população católica (15%) das zonas ocidentais do país.


A ligação a Moscovo


Mas os laços étnico-culturais da Bielorrússia com Moscovo são muito mais fortes do que os da Ucrânia e o "socialismo de mercado" proposto por Lukashenko vê um próspero sector público (60% do PIB) a funcionar graças aos subsídios diretos e indiretos da Rússia. Os salários são muito baixos, mas os sistemas de saúde e de educação, assim como as infraestruturas, são de bom nível.
Como recorda o perito acima mencionado:
«Moscovo sabia que mais tarde ou mais cedo teria de enfrentar acontecimentos semelhantes. Depois de perder a Ucrânia (apesar da reocupação forçada da Crimeia), não podia dar-se ao luxo de perder a Bielorrússia. Seria um golpe mortal para o projeto político-cultural do mir Ruskj, daquela mundividência russa chamada a restituir alento e substância ao grande império soviético do passado, do qual é parte essencial a ligação das Igrejas à Ortodoxia moscovita. Não acredito que Moscovo recorra à intervenção militar ou que deixe o desenvolvimento à lógica autónoma dos acontecimentos. A próxima administração bielorrussa não pode deixar de permanecer de alguma forma alinhada com Moscovo. Muito provavelmente Putin fará pressão para oferecer a Lukashenko uma saída honrosa a fim de garantir uma sucessão não hostil do poder em Minsk».

Lorenzo Prezzi
21 de agosto de 2020