Publica-se a notícia disponibilizada pela Comissão Ecuménica do Porto.
A Igreja de Ramalde, no Porto, foi o lugar escolhido para a reunião mensal da Comissão Ecuménica do Porto no dia 22 de outubro de 2025.
O grupo, constituído por um clérigo e um leigo das Igrejas membro, iniciou o encontro, como de costume, com um tempo devocional, de oração e reflexão bíblica, sustentado nos bons recursos disponibilizados no guião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
Entre os vários assuntos, destacou-se a Vigília Ecuménica de Oração e Unidade, em Tempo da Criação, realizada na Paróquia Lusitana do Salvador do Mundo, a 24 de setembro, que mereceu uma avaliação muito positiva, na medida em que estiveram presentes 10 ministros de várias Igrejas, acompanhados dos respetivos Bispos e uma assembleia com mais de 70 pessoas.
Foi realizado pela RTP2 “A Fé dos Homens”, programa televisivo, que pode ser visualizado no Youtube.
A Comissão atualizou a agenda ecuménica para os próximos meses e aqui se partilham datas e eventos, para que mais pessoas se sintam chamadas a participar na construção permanente e sempre nova da unidade entre os Cristãos, querida e desejada pelo Senhor Jesus “Pai, que eles estejam tão unidos a nós, como tu o estás a mim e eu a ti. Desta maneira, o mundo há de acreditar que tu me enviaste”. S. João 17, 21.
- 3 dezembro, 19h30, Oração e jantar ecuménico (para os membros da comissão) com reflexão dos Bispos, na Paróquia Lusitana do Bom Pastor;
- 12 dezembro, 20h30, Cantares Ecuménicos de Natal pelas ruas do Porto. (brevemente serão partilhadas mais informações no site da comissão);
- 5 e 6 novembro, apresentação pública do importante documento para o ecumenismo: Carta Ecuménica para a Europa, no Vaticano, Roma. O Bispo D. Sifredo Teixeira, estará presente a representar o COPIC – Conselho Português de Igrejas Cristãs. Em Portugal, o documento terá uma apresentação oficial em data a anunciar;
- 18 a 25 janeiro 2026. Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, com o tema «Há um só corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados para a única esperança da vossa vocação» (Efésios 4:4)
Sérgio Alves, presbítero
Membro da Comissão Ecuménica do Porto
