30/09/2020

Cristãos do Porto oram juntos pela Criação, em ano de “Jubileu pela Terra”

Unidos a uma grande corrente de oração e ação, pela salvaguarda da Criação, vivida por milhares de Cristãos em todo o mundo, no Tempo da Criação, celebrado entre os dias 1 de setembro e 4 de outubro, a Comissão Ecuménica do Porto, através do Roteiro Ecuménico de Oração, promoveu no dia 23 de setembro, na Paróquia Lusitana do Salvador do Mundo (Gaia), uma Oração Ecuménica, que reuniu líderes e povo das Igrejas Católica, Lusitana, Metodista, Evangélica Alemã e Ortodoxa Russa. Devido às medidas de contingência, e com o objetivo de chegar a mais pessoas, a Celebração foi transmitida nas redes sociais.
A reflexão esteve a cargo do Bispo Auxiliar do Porto e atual responsável pela área do Ecumenismo da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Armando Esteves.
Como referiu D. Armando, «tudo está conectado. O ser humano não está dissociado da Terra ou da natureza, eles são partes de um mesmo todo. Portanto, destruir a natureza equivale a destruir o homem. E destruir o homem, é atentado à própria imagem de Deus. Da mesma forma, não é possível falar em proteção ambiental sem que esta envolva também a proteção ao ser humano, em especial os mais pobres, vulneráveis e os refugiados do clima»
Pequenas árvores, junto com outros símbolos da Criação, foram apresentadas por cada uma das Igrejas comprometidas na construção da unidade, nesta Casa Comum que habitamos, e, no final, em jeito de envio e compromisso, cada líder, recebeu uma árvore com missão de a plantar e cuidar, como bom jardineiro de Deus.

Comissão Ecuménica do Porto