22/04/2021

20º Aniversário da "Charta Oecumenica"

Declaração conjunta dos Presidentes do CCEE e da CIE*

Nos últimos 20 anos, o continente europeu viveu geralmente um período de paz, conjuntamente com um melhoramento das relações ecuménicas. Isto ficou demonstrado nos âmbitos da vida quotidiana, como o testemunho comum, a ação no ecumenismo local, assim como os matrimónios interconfessionais. Alcançaram-se diversos acordos teológicos e uma nova geração de teólogos foi formada ecumenicamente. Floresceram diversas iniciativas inter-religiosas. As igrejas reforçaram o seu trabalho em prol de um mundo justo e pacífico, sobretudo devido ao movimento crescente de pessoas de outros continentes, e aumentaram os seus esforços no cuidado da criação. A mensagem da Charta Oecumenica contribuiu e deu novo vigor a todo este crescimento e transformação. Pela paz que vivemos e pelas conquistas do movimento ecuménico global, regozijamo-nos e damos graças a Deus, nosso Criador!
Enquanto nos esforçamos pelo Reino de Deus, as nossas sociedades e Igrejas continuam a ser desafiadas pelo nosso pecado humano e por todo o tipo de divisões. Velhas e novas divisões na Igreja precisam de cura, as desigualdades sociais e económicas exigem a transformação das nossas atitudes e estruturas. As contínuas ameaças à democracia e ao ambiente natural exigem uma atenção renovada à totalidade da vida. O ressurgimento de conflitos armados e de ataques terroristas em partes do continente nos últimos anos requer arrependimento, perdão e justiça. Face a estas realidades, enquanto as Igrejas redefinem o seu ministério no meio da pandemia da Covid-19, reafirmemos juntos e em espírito de unidade o nosso compromisso de testemunhar Cristo como nosso Salvador e a sua promessa de uma vida transformada na força do Espírito Santo.
Seguindo o testamento do nosso Senhor, expresso em João 17 e na Charta Oecumenica «para que todos sejam um», estamos conscientes de que a unidade cristã não é apenas o resultado dos nossos esforços humanos. Esta unidade, pela qual Jesus rezou e sofreu, deve ser, ao mesmo tempo, percetível neste mundo. Neste sentido, desejamos ser instrumentos desta unidade e comprometer-nos de novo a reforçar a comunhão eclesial através da oração e ação comuns, oferecendo ao mesmo tempo o nosso serviço ao mundo para a promoção da justiça e da paz.

12 de abril de 2021
Rev. Christian Krieger

Em. Card. Angelo Bagnasco

Presidente da CIEPresidente del CCEE


* A Charta Oecumenica é um documento conjunto da Conferência das Igrejas Europeias (CIE) e do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE). Foi assinado pelos presidentes das duas organizações em 22 de abril de 2001, em Estrasburgo, e procura preservar e desenvolver a amizade entre as igrejas. A declaração conjunta que aqui divulgamos foi traduzida a partir da versão italiana.