25/01/2021

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - 25 de janeiro de 2021

DIA 8

Reconciliando-se com toda a criação
«Para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja perfeita» (Jo 15,11)

Colossenses 1,15-20 Tudo nele se mantém
Marcos 4,30-32 Pequeno como um grão de mostarda

Meditação
O hino a Cristo na carta aos Colossenses convida-nos a cantar o louvor da salvação de Deus, que abrange o universo inteiro. Através de Cristo crucificado e ressuscitado, foi aberto um caminho de reconciliação; a criação também está destinada a um futuro de vida e paz. Com os olhos da fé, vemos que o Reino de Deus é uma realidade que está bem próxima, mas ainda é bem pequena, dificilmente visível - como um grão de mostarda. No entanto, está a crescer. Mesmo no meio dos sofrimentos do nosso mundo, o Espírito do Ressuscitado está em ação. Ele anima-nos a comprometermo-nos - com todas as pessoas de boa vontade - numa busca incessante por justiça e paz, e no esforço de garantir que a terra seja de novo uma casa para todas as criaturas.
Nós participamos do trabalho do Espírito para que toda a criação possa continuar a louvar a Deus. Quando a natureza sofre, quando os seres humanos são esmagados, o Espírito do Cristo ressuscitado não deixa que o nosso coração desanime e convida-nos a participar do seu trabalho de cura.
A novidade de vida que Cristo nos traz, embora oculta, é uma luz de esperança para muitos. É um poço de que jorra a reconciliação para toda a criação e contém uma alegria que vai bem para além de nós: «para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja perfeita» (João 15,11).
«Desejais celebrar a novidade da vida que Cristo nos deu através do Espírito Santo, e deixá-lo viver em vós, entre vós, na Igreja, no mundo e em toda a criação?
Segunda promessa feita durante a profissão da Comunidade de Grandchamp

Oração
Deus três vezes santo, nós vos agradecemos por nos terdes criado e pelo vosso amor. Nós vos agradecemos pela vossa presença em nós e na criação. Que possamos aprender a olhar o mundo como vós o vedes, com amor. Na esperança dessa visão, possamos ser capazes de trabalhar por um mundo onde floresçam a justiça e a paz, para glória do vosso nome.