18/01/2021

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - 18 de janeiro de 2021

DIA 1

Chamados por Deus
«Vós não me escolhestes, mas eu vos escolhi» (João 15,16a)


Génesis 12,1-4 O chamamento de Abraão
João 1, 3-51 O chamamento dos primeiros discípulos

Meditação
O começo da jornada é um encontro entre o ser humano e Deus, entre a criatura e o Criador, entre o tempo e a eternidade. Abraão ouviu o chamamento: «Vai para a terra que eu te mostrarei». Como Abraão, somos chamados a deixar o que é familiar e ir para o lugar que Deus tem preparado no mais profundo do nosso coração. Nessa caminhada, tornamo-nos cada vez mais nós mesmos, o povo que Deus queria que fôssemos desde o começo. Atendendo a esse chamamento que nos foi dirigido, tornamo-nos uma bênção para os que amamos, para o nosso próximo e para o mundo. O amor de Deus procura-nos. Deus tornou-se humano em Jesus. Nele encontramos o olhar persistente de Deus. Nas nossas vidas, como no Evangelho de João, o chamamento de Deus é ouvido de diferentes maneiras. Tocados pelo seu amor, seguimos em frente. Nesse encontro, caminhamos por um caminho de transformação - o brilhante começo de um relacionamento de amor que sempre se renova.
«Um dia compreendeste que, sem estares ciente disso, um sim tinha sido inscrito em teu mais profundo interior. E assim escolheste ir adiante nas pegadas de Cristo... Em silêncio na presença de Cristo, o ouviste dizer: “Vem, segue-me; eu te darei um lugar onde repousar teu coração”».
As fontes de Taizé (2000), p.52

Oração
Jesus Cristo, vós procurais-nos, desejais oferecer-nos a vossa amizade e conduzir-nos a uma vida sempre mais plena. Dai-nos a confiança de responder ao vosso chamamento para sermos transformados e nos tornarmos testemunhas de vossa ternura no mundo.