22/01/2021

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - 22 de janeiro de 2021

DIA 5

Deixando-se transformar pela Palavra
«Vós já estais purificados pela Palavra» (João 15,3)

Deuteronómio 30,11-20 A palavra de Deus está bem perto de ti
Mateus 5,1-12 Felizes sois vós

Meditação
A Palavra de Deus está muito perto de nós. É uma bênção e uma promessa de felicidade. Se abrimos nossos corações, Deus fala connosco e pacientemente transforma o que está morrendo em nós. Ele remove o que prejudica o real crescimento de vida, exatamente como o vinhateiro poda a videira. Meditando regularmente sobre um texto bíblico, sozinhos ou em grupo, mudamos a nossa atitude de vida. Muitos cristãos oram a partir das bem-aventuranças todos os dias. As bem-aventuranças revelam-nos uma felicidade que está escondida naquilo que está incompleto, uma felicidade que vai além do sofrimento: abençoados são aqueles que, tocados pelo Espírito, não mais retêm suas lágrimas mas deixam-nas escorrer e assim recebem consolação. À medida que descobrem a fonte escondida no seu interior, crescem neles a fome de justiça e a sede de se comprometerem com os outros por um mundo de paz. Somos constantemente chamados a renovar o nosso compromisso com a vida, através dos nossos pensamentos e ações. Há ocasiões em que já experimentamos, aqui e agora, a bênção que será completada no fim dos tempos.
«Ora e trabalha para que Deus venha reinar. Ao longo dos teus dias deixa a Palavra de Deus soprar vida no trabalho e no descanso. Mantém o silêncio interior em todas as coisas para morares em Cristo. Enche-te do espírito das bem-aventuranças: alegria, simplicidade, misericórdia»
Essas palavras são recitadas diariamente
pelas Irmãs da Comunidade de Grandchamp

Oração
Bendito sois vós, Deus nosso Pai, pelo dom de vossa Palavra na Sagrada Escritura. Bendito sois pelo vosso poder transformador. Ajudai-nos a escolher a vida e guiai-nos com o vosso Espírito, para experimentarmos a felicidade que quereis tanto partilhar connosco.