23/01/2021

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - 23 de janeiro de 2021

DIA 6

Acolhendo outros
«Ide produzir frutos, frutos que permaneçam» (João 15,16b)

Génesis 18,1-5 Abraão acolheu os anjos no carvalho de Mambré
Marcos 6,30-44 Jesus tem compaixão da multidão

Meditação
Quando nos deixamos transformar por Cristo, o seu amor cresce em nós e produz fruto. Acolher o outro é um modo concreto de partilhar o amor que está em nós. Ao longo da sua vida, Jesus acolheu aqueles que encontrou. Ele ouviu-os e deixou-se tocar por eles sem ter medo do seu sofrimento. No relato evangélico da multiplicação dos pães, Jesus é movido por compaixão ao ver a multidão faminta. Ele sabe que toda a pessoa humana precisa de ser alimentada, e que só ele pode verdadeiramente satisfazer a fome de pão e a sede de vida. Mas ele não deseja fazê-lo sem os seus discípulos, sem aquele pouco que eles lhe podem dar: cinco pães e dois peixes.
Ele chama-nos ainda hoje para sermos colaboradores no seu cuidado incondicional. Não é preciso muito para que todos se sintam acolhidos: um olhar, um ouvido atento, uma presença verdadeira. Quando oferecemos as nossas pobres possibilidades a Jesus, ele multiplica-as de modo surpreendente.
Então experimentamos o que aconteceu com Abraão, porque é dando que recebemos, e quando acolhemos os outros somos abundantemente abençoados.
«É o próprio Cristo que recebemos num hóspede».
A regra de Taizé em francês e inglês (2012), p. 103
«As pessoas que acolhemos dia após dia encontrarão em nós homens e mulheres radiantes em Cristo, nossa paz?».
As fontes de Taizé (2000), p. 60

Oração
Jesus Cristo, queremos acolher plenamente os irmãos e irmãs que estão connosco. Sabeis como frequentemente nos sentimos incapazes diante do seu sofrimento. Sinda assim, estais sempre ali, antes de nós, e já os recebestes na vossa compaixão. «Falai-lhes através das nossas palavras, ajudai-os através das nossas ações, e deixai que a vossa bênção repouse sobre todos nós.