25/04/2022

Mensagem de Páscoa do Patriarca Kirill de Moscovo

Mensagem pascal de Sua Santidade Kirill, Patriarca de Moscovo e de Toda a Rússia

aos membros do episcopado, ao clero, aos monges e às monjas e a todos os fiéis
filhos e filhas da Igreja ortodoxa russa.

Eminências e Excelências Reverendíssimas, reverendos sacerdotes e diáconos,
veneráveis monges e monjas, caros irmãos e irmãs,

CRISTO RESSUSCITOU!

Ao dirigir-me a vós com esta saudação vivificante, congratulo-me cordialmente com todos vós pela grande e salvífica festa da Páscoa. Neste dia anunciado e santo, estamos cheios dessa alegria espiritual e imensa gratidão a Deus, sentimos tão claramente o poder e a profundidade do amor do Criador pelo homem, que por vezes é difícil encontrar outras palavras para expressar os nossos sentimentos, a não ser aquelas com as quais as mulheres "mirróforas" se apressaram a anunciar aos apóstolos o acontecimento maravilhoso do encontro com o Senhor.
Só podemos imaginar como foi difícil para os discípulos do Salvador acreditarem na realidade da ressurreição. Afinal, tinham visto há pouco tempo com os seus os seus próprios olhos a paixão e crucifixão do seu amado Mestre. Ainda estavam frescas as recordações de como o Seu Corpo morto e sem vida foi depositado no túmulo e como a gruta fria foi fechada com uma pedra pesada. E é então, contudo, que a dor é substituída pela afirmação da fé e do triunfo da vida, e as lágrimas de tristeza se transformam em lágrimas de alegria.
A experiência vivida de comunicação real com Cristo ressuscitado e a alegria sempre nova da Páscoa inspiraram e encorajaram os apóstolos, que foram até aos confins da terra a pregar o perdão dos pecados e a salvação que recebemos por meio do Senhor Jesus, ressuscitado do sepulcro. Sem medo das adversidades e das perseguições cruéis, sofrendo dificuldades e desventuras, os apóstolos testemunharam corajosa e incessantemente Cristo, o Vencedor da morte.
A Igreja já vive há dois milénios este anúncio da Ressurreição, procurando estendê-lo a todo aquele que vem ao mundo (Jo 1,9). À luz da Páscoa tudo resulta diferente: desaparecem o medo e o sentido de desespero, decorrentes da dor, da tristeza e das aflições da vida. Mesmo as circunstâncias difíceis deste tempo conturbado perdem a sua dureza ameaçadora na ótica da eternidade que nos foi dada.
Para dar testemunho do Salvador ressuscitado, não é de todo necessário deslocar-se ou ir para um lugar distante, como fizeram os apóstolos que difundiram o anúncio pascal por todo o mundo. Há muitas pessoas à nossa volta que precisam de um exemplo vivo da fé cristã que age por meio da caridade (Gl 5,6). Deus não exige de nós esforços insuportáveis. Ele apenas nos pede para mostrarmos amor uns para com os outros, recordando-nos que é assim que mostramos o nosso amor por Ele. Um sorriso simpático, a atenção e sensibilidade para com os que nos rodeiam, algumas palavras de consolo e apoio podem ser por vezes as coisas mais importantes que podemos fazer por amor a Cristo ressuscitado.
Hoje, quando o mundo é dilacerado por conflitos e contradições, enquanto o ódio, o medo e a inimizade prevalecem no coração de muitas pessoas, é particularmente importante não esquecer a própria vocação cristã e demonstrar um amor autêntico pelo próximo, que cura as feridas infligidas pelo mal e pela mentira. Não podemos ceder à tentação do inimigo do género humano, que procura destruir a  unidade bendita entre os cristãos ortodoxos. Rezo fervorosamente ao Senhor Jesus, o Vencedor da morte, e peço-vos também a vós que lhe eleveis orações intensas, para que cada obstáculo seja vencido, de tal modo que possa triunfar uma paz duradoura, e as feridas da divisão sejam curadas pela graça divina.
Ao desejar-vos a todos uma boa Páscoa, invoco sobre vós a bênção do Cristo Ressuscitado e desejo-vos, meus caros, a sempre nova e luminosa alegria pascal que nos fortalece na fé, na esperança e na caridade. Que pela misericórdia de Deus esta luz nunca se extinga nos nossos corações e que ela resplandeça sempre no mundo (Mt 5,14)! E que também nós, santificados incessantemente pela Palavra de Deus, pela leitura do Evangelho e pela graça divina que nos foi dada através da participação nos sacramentos da Igreja, possamos crescer constantemente no conhecimento do Senhor e sentir-nos fortalecidos no cumprimento dos Seus mandamentos, para que os homens, vendo a luz das nossas boas obras, glorifiquem o nosso Pai celeste (Mt 5,16) e testemunhem connosco que

CRISTO RESSUSCTOU VERDADEIRAMENTE!

+KIRILL,
Patriarca de Moscovo e de toda a Rus'
Páscoa do Senhor de 2022

Mensagem traduzida a partir da versão italiana.