25/04/2022

Mensagem de Páscoa do Patriarca Bartolomeu de Constantinopla

BARTOLOMEU
PELA MISERICÓRDIA DE DEUS
ARCEBISPO DE CONSTANTINOPLA - NOVA ROMA
E PATRIARCA ECUMÉNICO
A TODO O PLEROMA DA IGREJA
GRAÇA, PAZ E MISERICÓRDIA
DE CRISTO GLORIOSAMENTE RESSUSCITADO

Depois de termos percorrido o caminho das lutas ascéticas da Santa e Grande Quaresma e de termos vivido contritos a veneranda Paixão do Senhor, cheios agora da luz infinita da Sua resplandecente Ressurreição, louvemos e glorifiquemos o Seu nome supraceleste, aclamando «Cristo ressuscitou!», alegria do mundo.
A Ressurreição é o núcleo da fé, da piedade, da cultura e da esperança dos Ortodoxos. A vida da Igreja, na sua manifestação divino-humana, sacramental e litúrgica, espiritual, ética e pastoral e no bom testemunho da graça que vem em Cristo e da esperança da «comum ressurreição», encarna e reflete a derrota esmagadora do poder da morte através da Cruz e da Ressurreição do nosso Salvador e a libertação do homem da «escravidão do inimigo». A Ressurreição é testemunhada pelos Santos e pelos Mártires da fé, pelo dogma, pelo ethos, pela estrutura canónica e pela liturgia da Igreja, pelos templos sagrados, pelos mosteiros e pelos nossos veneráveis santuários, pelo zelo divino do clero sagrado, pela dedicação sem pré-condições do ter e do ser dos monges em Cristo, pela convicção ortodoxa dos fiéis e pelo impulso escatológico de todo o modo eclesiástico de viver.
A festa da Páscoa não é para os ortodoxos uma evasão temporária da realidade terrena e das suas contradições, mas é uma manifestação da fé inabalável de que o Redentor da estirpe de Adão, que esmagou a morte com a morte, é o Senhor da história, o Deus de amor que está sempre «connosco» e «para nós». A Páscoa é a certeza vivida de que Cristo é a Liberdade que nos torna livres, o fundamento, a espinha dorsal e o horizonte da nossa vida. «Sem mim nada podeis fazer» (Jo 15,5). Nenhuma circunstância, «aflição ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada» (Rom 8,35) pode separar os fiéis do amor de Cristo. Esta firme convicção inspira e reforça a nossa criatividade e a vontade de sermos «colaboradores de Deus» (1 Cor 3,9) no mundo. Temos a garantia de que, perante obstáculos intransponíveis e becos sem saída, onde o homem não consegue vislumbrar uma solução, há uma esperança e uma perspetiva. «Tudo posso naquele que me fortalece, Cristo» (Fil 4,13). Em Cristo ressuscitado sabemos que o mal, em todos os seus aspetos, não tem a última palavra sobre o caminho da humanidade.
Cheios de gratidão e de alegria pela honra e pelo grande valor que foi dado ao homem pelo Senhor da glória, entristecemo-nos com a violência multifacetada, a injustiça social e a violação dos direitos humanos no nosso tempo. «O luminoso anúncio do ressurreição» e o pregão «Cristo ressuscitou» ecoam hoje com o fragor das armas, com o grito de angústia das vítimas inocentes da violência bélica e dos refugiados, entre os quais se encontra um grande número de crianças inocentes. um grande número de crianças inocentes. Constatámos com os nossos próprios olhos os problemas durante a nossa recente visita à Polónia, onde se refugiou a maioria dos refugiados da Ucrânia. Partilhámos a dor com o fiel e corajoso povo ucraniano, que carrega uma cruz pesada. Rezamos e lutamos pela paz e pela justiça e por aqueles que dela carecem. É inconcebível para nós, cristãos, permanecer em silêncio face à degradação da dignidade humana. Juntamente com as vítimas dos conflitos armados, o «grande derrotado» das guerras é a humanidade, que, na sua longa história, não conseguiu abolir a guerra. A guerra não só não resolve os problemas, como cria problemas novos e mais complexos. Semeia divisão e ódio, alarga o fosso entre os povos. Acreditamos firmemente que a humanidade pode viver sem guerras e violência.
A Igreja de Cristo, pela sua natureza, atua como agente de paz. Não só reza pela «paz que vem do alto» e pela «paz do mundo inteiro», como também coloca em evidência a importância do esforço humano para a sua consolidação. O cristão é, antes de mais, «um agente de paz». Cristo engrandece os pacificadores, cuja luta é uma presença tangível de Deus no mundo e representa a paz "que ultrapassa todo o entendimento" (Fil 4,7), na "nova criação", no Reino bendito do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Espírito Santo. A nossa Igreja, como salienta oportunamente o texto do Patriarcado Ecuménico «Pela Vida do Mundo. Para um ethos social da Igreja Ortodoxa», «honra os mártires que ofereceram a sua vida pela paz, como testemunhas da força do amor, da beleza da criação na sua primeira e última forma e do ideal de uma conduta humana estabelecida por Cristo durante o seu ministério terrestre» (§ 44).
A Páscoa é uma festa de liberdade, de alegria e de paz. Celebrando com uma mente piedosa a Ressurreição de Cristo e vivendo nela também a nossa própria comum ressurreição, adorando com fé o grande mistério da Economia Divina e participando na «festa comum de todos», dirigimos da sempre crucificada e ressuscitada cadeira sagrada da Igreja de Constantinopla a todos vós, veneráveis irmãos e filhos amados, uma afetuosa saudação pascal, invocando sobre vós a graça e a misericórdia d'Aquele que matou o Hades e nos deu a vida eterna, Cristo, Deus de todos.

Fanar, Santa Páscoa de 2022
O Patriarca de Constantinopla
fervoroso intercessor de Cristo Ressuscitado
para todos vós.

Para ler na Igreja durante a Divina Liturgia da Festa da Santa Páscoa, depois do Santo Evangelho Evangelho.

Mensagem traduzida a partir da versão italiana.