25/04/2022

Saudação do Papa Francisco ao Patriarca Kirill de Moscovo por ocasião da Páscoa

A Sua Santidade Kirill, Patriarca de Moscovo e de Toda a Rússia

«Ele foi atormentado e ferido, mas cura todas as doenças e todas as enfermidades.
Ele foi levantado na árvore e pregado; mas restabelece-nos pela árvore da vida...
Morre, mas dá vida, e destrói a morte com a morte.
É sepultado, mas levanta-se. Desce ao inferno, mas desperta dele as almas».
(São Gregório, o Teólogo. Discurso 29. Sobre o Filho de Deus).


Vossa Santidade!

Na Sua bondade, o Senhor permitiu-nos mais uma vez celebrar a Páscoa. Nestes dias, ao sentirmos o peso do sofrimento dos membros da nossa família humana, destroçados pela violência, pela guerra e por muitas injustiças, maravilhemo-nos novamente com um coração agradecido por o Senhor ter tomado sobre si todo o mal e toda a dor do nosso mundo. Ele fê-lo para todo o sempre e em todo o universo pelo poder da Sua Cruz, entregando-se filialmente nas mãos do Pai (cf. Lc 23,46).
Obediente à vontade do Pai, na unidade do Espírito, Jesus deu a sua vida para destruir a morte. De facto, a morte de Cristo foi o início de uma nova vida e da libertação dos laços do pecado bem como a ocasião da nossa alegria pascal, ao abrir a todos os homens o caminho desde a sombra das trevas até à luz do reino de Deus.
Caro irmão! Rezemos uns pelos outros para que possamos dar testemunho credível da mensagem evangélica de Cristo ressuscitado e da Igreja como sacramento universal de salvação, para que todos possam entrar no reino de «justiça, paz e alegria no Espírito Santo» (Rom 14,17).
Que o Espírito Santo transforme os nossos corações e nos torne verdadeiros construtores de paz, especialmente para a Ucrânia devastada pela guerra, para que, o mais depressa possível, a grande passagem pascal da morte para uma nova vida em Cristo se torne uma realidade para o povo ucraniano, que anseia por um novo amanhecer que ponha fim às trevas da guerra.
Unidos em oração recíproca, entregamos as nossas Igrejas e todos os nossos irmãos e irmãs à intercessão de Maria, Mãe de Deus, que esteve com o seu Filho no seu sofrimento e na sua morte e partilhou a alegria da sua ressurreição. Desejo de todo o coração a Vossa Santidade uma Páscoa alegre e abençoada!

Cristo Ressuscitou!

Texto da saudação em russo.