25/01/2022

Semana de Oração pela Unidade dos Cristão - 25 de janeiro de 2022

DIA 8

«Retiraram-se para a sua pátria por outro caminho» (Mt 2,12)
Dos habituais caminhos de separação
aos novos caminhos de Deus

Leituras
Jr 31,31-34 Firmarei com a comunidade de Israel uma nova aliança.
Sl 16 Tu me fazes conhecer o caminho da vida.
Ef 4, 20-23 Precisais ser renovados pela transformação espiritual de vossa inteligência.
Mt 11, 25-30 Eu te louvo por teres ocultado isso aos sábios e aos inteligentes e por o terdes revelado aos pequeninos

Reflexão
Não sabemos o que os sábios pensaram – eles que eram especializados em astronomia e navegação – quando foram advertidos para regressarem por outro caminho. Eles bem podem ter ficado muito confusos, mas a mesma luz que tinha iluminado a sua jornada mostrou-lhes que havia outro caminho, outra possibilidade. Foram chamados a mudar de direção. Frequentemente vemo-nos ligados às nossas maneiras habituais de fazer as coisas ou de ver o mundo. Quando essas maneiras ou “caminhos” se fecham, ficamos a imaginar como vamos agir e prosseguir a nossa jornada. A providência divina está sempre lá para nos mostrar que há um outro caminho preparado para nós. Deus está lá para renovar a sua aliança e nos erguer da frustração que experimentamos quando nos deparamos com um obstáculo. Apenas temos de confiar que o eterno Senhor que nos deu a luz pode sempre achar um caminho que nos leve adiante quando os nossos modos de agir e os nossos caminhos estão bloqueados. É sempre possível um novo começo quando estamos desejosos e abertos ao trabalho do Espírito. Como Igrejas olhamos para o passado e encontramos iluminação, e olhamos para o futuro em busca de novos caminhos para que possamos continuar a viver o brilho da luz do Evangelho com renovado fervor e nos acolhermos uns aos outros como Cristo nos acolheu para glória de Deus. Nos caminhos antigos e habituais as comunidades cristãs têm caminhado separadas umas das outras. Nos novos caminhos para os quais Deus nos chama, os cristãos caminham juntos e tornam-se companheiros de peregrinação. Encontrar esses novos caminhos exige discernimento, humildade e coragem. Agora é o tempo da conversão e da reconciliação.

Oração
Deus cheio de graça, quando conhecemos apenas um caminho e achamos que é por ele que devemos retornar, e quando pensamos que todas os caminhos estão bloqueados e caímos no desespero, lá sempre te encontramos. És o Deus das renovadas promessas. Nós te encontramos a criar um novo caminho diante de nós, algo que não esperávamos. Nós te agradecemos porque ultrapassas as nossas expectativas. Nós te agradecemos pela tua sabedoria que vai além da nossa compreensão. Nós te agradecemos porque os teus caminhos criativos nos abrem possibilidades não previstas. Podemos olhar os mapas da nossa vida e não encontrar uma boa rota, mas sempre te encontramos e levas-nos a um caminho ainda mais excelente. Oramos com Jesus Cristo nosso Senhor, na companhia do Espírito Santo, para que sempre sejamos levados de volta até ti. Amém.