22/01/2022

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - 22 de janeiro de 2022

DIA 5

«O astro que tinham visto no oriente
avançava à sua frente» (Mt 2,9)
Guiados por um único Senhor

Leituras
Ex 13,17-14,4 O próprio Senhor ia à frente deles como coluna de nuvem.
Sl 121 Levanto os olhos para as montanhas: donde me virá o socorro?
Ap 22, 5-9 O Senhor Deus difundirá sobre eles a sua luz.
Mt 2, 7-10 O astro que tinham visto no oriente avançava à frente deles.

Reflexão
As Escrituras dizem-nos repetidamente como o Senhor caminha com os que são do seu povo, protegendo-os e zelando por eles dia e noite. O caminho pode não ser sempre para a frente: às vezes somos levados a reorganizar os nossos passos e, outras vezes, a retornar por uma rota diferente. Mas em toda a nossa caminhada pela vida podemos estar confiantes que Deus, que nunca dorme ou descansa, nos protege quando tememos que os nossos pés escorreguem e possamos cair. Mesmo na maior escuridão, a luz de Deus está connosco. A sua luz brilha através dos profetas enviados para guiar o povo de Deus no caminho colocado diante deles e para recordar a aliança. De modo mais perfeito, quando o tempo se completa, Deus envia seu Filho unigénito, Jesus Cristo. Ele é a luz orientadora de todas as nações, a glória de Deus no mundo, a fonte de vida divina, que sela com o seu sangue uma nova aliança. O caminho à nossa frente que nos levaria à unidade de uns com os outros, e assim a uma união mais próxima com Cristo, nem sempre é claro. Nas nossas mais sérias tentativas de nós próprios construirmos a unidade é muito fácil perder de vista esta mensagem fundamental das Escrituras: Deus não abandona o seu povo mesmo no meio das falhas e divisões que ali existem. Isso não é só uma mensagem de esperança para os cristãos, mas é-o para o mundo inteiro. Como a história dos magos nos faz lembrar, Deus guia toda espécie de povo, com a luz da estrela, para onde Cristo, a luz do mundo, há de ser encontrado. Deus envia o Espírito Santo cuja luz nos capacita para vermos com os olhos da fé a verdade do Filho divino e o chamamento para promover nele a unidade e a reconciliação de todas as coisas. É esse Espírito que nos conduz da escuridão e da tragédia para a luz e a vida de Cristo.

Oração
Senhor Deus, nosso Pai, enviaste a estrela para conduzir os magos ao teu Filho unigénito. Aumenta a nossa esperança em ti e leva-nos a perceber todo o tempo em que caminhas connosco, zelando pelo teu povo. Ensina-nos a seguir a orientação do Espírito Santo, por estranho que possa parecer o caminho, para que possamos ser conduzidos à nossa unidade em Jesus Cristo, a luz do mundo. Abre os nossos olhos ao teu Espírito e dá-nos coragem na nossa fé, para que possamos confessar que Jesus é Senhor, adorando-o e alegrando-nos nele como fizeram os magos em Belém. Nós te pedimos essas bênçãos em nome do teu Filho Jesus Cristo. Amém.