24/01/2022

Semana de Oração pela Unidade dos Cristão - 24 de janeiro de 2022

DIA 7

«Abrindo os seus tesouros, ofereceram-lhe como presente
ouro, incenso e mirra» (Mt 2,11)
Os dons de comunhão

Leituras
Os 6,1-6 Pois é o amor que me agrada, não o sacrifício.
Sl 100 Entrai pelas suas portas rendendo graças, em seus átrios louvando-o
At 3,1-10 Ouro ou prata eu não tenho; mas o que tenho, isso te dou
Mt 6,19-21 Onde estiver o teu tesouro, ali também estará o teu coração

Reflexão
Na nossa jornada para Belém, a cidade do pão, contemplamos os sábios que vieram adorar o Menino Jesus. Abriram os seus tesouros e ofereceram ao rei recém-nascido os seus presentes: ouro, incenso e mirra. As nossas divisões históricas, a nossa determinação errada em relação a regras e rituais, e a nossa preocupação com assuntos mundanos levaram-nos à separação. Então, que presentes temos preparado para oferecer ao rei que veio para iluminar as nossas vidas e nos conduzir à graça da unidade? Sabemos que Deus não quer as nossas riquezas ou ofertas de sacrifícios no fogo, mas que o seu poder aja através da nossa pobreza: «ouro ou prata não tenho». O Senhor deseja que os nossos corações estejam a pulsar e amar: sejam os corações cheios de amor por ele e pelos nossos irmãos e irmãs em Cristo, dos quais estamos separados, corações a transbordar com atos de misericórdia e corações realmente penitentes e com desejo de mudança. Então preparemos para ele o presente de um coração cheio de amor. Ajoelhar-se em adoração é algo que requer corações que estejam em contrição por causa do pecado que nos divide e que sejamos obedientes ao Senhor a quem servimos. Essa obediência reaviva, cura e reconcilia tudo o que está quebrado ou ferido em nós, ao nosso redor e entre nós como cristãos. Cristo já deu o dom de unidade à sua Igreja. Crescemos em comunhão à medida que partilhamos as graças que as nossas diferentes tradições têm recebido, reconhecendo que a fonte dos nossos dons é o Senhor.

Oração
Todo louvor, glória e ação de graças a ti, ó Deus. Foste revelado na epifania de teu Filho, tanto para os que esperaram muito tempo pela tua vinda como para os que não tinham essa expectativa. Conheces o sofrimento que nos cerca, a dor causada pelas nossas divisões. Vês o mundo em luta e a triste situação de hoje no Médio Oriente – o lugar em que escolheste nascer, que foi santificado pela tua presença. Nós te pedimos que capacites os nossos corações e as nossas mentes para te conhecermos. Ao unirmo-nos aos sábios vindos de longe, oramos para que abras os nossos corações ao teu amor e ao amor aos irmãos e irmãs ao nosso redor. Dá-nos disposição e meios para trabalharmos pela transformação deste mundo e para oferecermos uns aos outros dons que podem alimentar a nossa comunhão. Concede-nos os teus dons e bênçãos permanentes. Recebe a nossa oração em nome de teu Filho Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo. Amém.