10/01/2020

Porto: Gesto ecuménico de repúdio da violência doméstica

D. Manuel Linda, Bispo do Porto, deu a conhecer, a 3 de janeiro, na sua conta na rede social Tweet, o gesto acordado com as restantes Igreja Cristãs que integram a Comissão Ecuménica do Porto: «As Igrejas Cristãs do movimento ecuménico do Porto [...] combinaram comigo um gesto de repúdio da violência doméstica: uma oração a 19/01, início da Semana da Unidade dos Cristãos».

A 10 de janeiro, o P. Mário Henrique Melo, presidente da Comissão Diocesana para o Ecuménico, prestou declarações sobre o assunto à Agência Ecclesia. Assim refere a notícia da referida Agência:

«As comunidades cristãs do Porto, entre elas a Igreja Católica, vão rezar em conjunto, no próximo dia 19, contra a violência doméstica, num gesto que vai unir as Igrejas Católica, Lusitana, Anglicana, Metodista, Luterana e Ortodoxa.
O responsável pela Comissão Ecuménica Diocesana do Porto (Igreja Católica) disse hoje à Agência ECCLESIA que a iniciativa de “repúdio contra a violência doméstica” foi uma “decisão dos hierarcas, todos juntos”, que se vai concretizar numa oração comum nas Missas e celebrações desse dia, durante a semana anual dedicada à Unidade dos Cristãos.
“Queremos associar-nos com a nossa oração, com a nossa sensibilidade, das nossas comunidades, para ver se contribuímos de alguma forma para que isso se resolva. Há de ter a sua importância na sensibilização, na educação, é essa a intenção”, explica o padre Mário Henrique Melo.
O sacerdote salientou que as Igrejas Cristãs que integram o movimento ecuménico no Porto querem unir-se “numa oração comum ao mesmo Deus”, num sinal de comunhão e “contra um problema que é evidente na sociedade” como a violência doméstica.
“É muito importante que as Igrejas Cristãs se unam não só por motivos religiosos, mas também por motivos que defendem valores. Nós partilhamos valores, não partilhamos só a fé”, assinalou.
O padre Mário Henrique Melo explica que a oração comum que vai ser lida nas Igrejas Cristãs – nas Missas Católicas, durante o momento da ação de graças – “é uma oração comprometida”, uma vez que a violência doméstica “se manifesta de múltiplas formas”, inclusive nas famílias cristãs».

Juntamente com uma mensagem de 6 de janeiro, dirigida por D. Manuel Linda aos padres da diocese do Porto, seguia a referida oração:

«Dentro da semana em que rezamos pela unidade de todos os cristãos, pedimos ao nosso Deus que proteja todas as famílias da violência doméstica e ampare aquelas que vivem este sofrimento dentro de suas portas. 
É a família que nos sustenta, nos orgulha e nos realiza. Normalmente, amamos a nossa família com o mesmo amor com que nos amamos a nós próprios... 
Hoje, rezamos por uma família que se define, se constrói e se une pelo Dom que Deus faz de Si próprio no nosso amor. Assim: 
Rezamos por um amor livre, mas comprometido; 
Amor gratuito e que também sabe receber; 
Amor intenso, mas equilibrado; 
Amor apaixonado e ao mesmo tempo consciente... 
Rezamos por um amor mais forte do que a fraqueza, 
Mais entregue do que pedido, 
Mais doado do que um direito. 
O Filho de Deus encarnado ensina-nos que todos merecemos ser amados assim. E os outros também merecem ser assim amados por nós. 
Hoje pedimos a Deus, Pai de todos nós, pelo seu Filho jesus Cristo, no Amor do Espírito Santo, que a violência não entre nas nossas casas e todos vivam em paz. Ámen».