18/01/2020

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - 18 de janeiro de 2020

DIA 1 

Reconciliação: Atirar a carga ao mar

Atos 27,18-19.21
No dia seguinte, como fossemos sempre violentamente sacudidos pela tempestade, atirou-se carga ao mar e, no terceiro dia, com as próprias mãos, os marinheiros deitaram à água os apetrechos do navio... Há muito tempo que não comíamos nada, quando Paulo, de pé no meio deles, lhes disse: Estais a ver, meus amigos, tinha sido melhor terdes seguido o meu conselho, não deixar Creta e evitar assim estes prejuízos e perdas.

Salmo 85
Lucas 18,9-14

Reflexão
Como cristãos de diferentes Igrejas e tradições, temos infelizmente, ao longo dos séculos, acumulado muita bagagem que consiste em mútua desconfiança, amargura e suspeita. Agradecemos ao Senhor pelo nascimento e crescimento do movimento ecuménico no século passado. O nosso encontro com cristãos de outras tradições e a nossa oração comum pela Unidade dos Cristãos animam-nos a buscar reciprocamente o perdão, a reconciliação e a aceitação. Não podemos permitir que a bagagem do nosso passado nos impeça de nos aproximarmos cada vez mais uns dos outros. É vontade do Senhor que deixemos isso de lado, para aí dar lugar a Deus!

Oração
Deus misericordioso, libertai-nos das dolorosas lembranças do passado que ferem a nossa  vida cristã compartilhada. Conduzi-nos à reconciliação para que, pela força do Espírito Santo, possamos superar o ódio com amor, a ira com gentileza e a suspeita com confiança. Isso vos pedimos em nome de vosso amado Filho, nosso irmão Jesus. Amém