22/01/2020

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - 22 de janeiro de 2020

DIA 5

Fortalecimento: Partilhar o pão para a viagem

Atos 27,33-36
Enquanto se esperava o dia, Paulo exortou todos a se alimentarem, dizendo: “É hoje o décimo quarto dia que passais na expectativa, sem comer, e ainda não comestes nada. Torno a dizer, nenhum de vós perderá um só cabelo de sua cabeça”. Dizendo isto, ele tomou o pão, deu graças a Deus na presença de todos, partiu-o e pôs-se a comer. Todos então, recuperando a coragem, puseram-se também a comer.

Salmo 77
Marcos 6,30-44

Reflexão
O convite de Paulo para comerem é uma exortação para que os que estavam no barco se fortalecessem para o que viria adiante. Esse ato de tomar o pão marca uma mudança de atitude, dado que os que estavam no navio passam do desespero à coragem. De modo semelhante, a Eucaristia ou Ceia do Senhor providencia para nós alimento para a nossa jornada e nos reorienta para a vida em Deus. Somos fortalecidos. A partilha do pão – no coração da vida e do culto da comunidade cristã – edifica-nos quando nos comprometemos a servir como cristãos. Aguardamos o dia em que todos os cristãos poderão partilhar a mesma mesa da Ceia do Senhor e se fortalecer a partir de um mesmo pão e de um mesmo cálice.

Oração
Deus Amoroso, o vosso Filho Jesus Cristo partiu o pão e partilhou o cálice com os seus amigos na véspera da sua Paixão. Queremos crescer juntos em comunhão mais próxima, seguindo o exemplo de Paulo e dos primeiros cristãos. Dai-nos força para construir pontes de compaixão, solidariedade e harmonia. Inspirados pelo Espírito Santo, isso vos pedimos em nome de vosso Filho, que dá a sua vida para que possamos viver. Amém.