21/01/2020

Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos - 21 de janeiro de 2020

DIA 4

Confiança: Não tenhas medo, crê

Atos 27,23-26

Com efeito, esta noite mesmo, um anjo do Deus a quem pertenço e a quem sirvo apresentou-se a mim e disse-me: “Não tenhas medo, Paulo: é necessário que compareças diante do imperador; e Deus também te concede a vida de todos os teus companheiros de travessia.” Coragem, pois, meus amigos! Eu tenho confiança em Deus: sucederá como ele me disse! Devemos naufragar em alguma ilha.

Salmo 56
Lucas 12,22-34

Reflexão
No meio da tempestade o encorajamento e a esperança de Paulo contrastavam com o medo e o desespero dos seus companheiros de viagem. O convite para em conjunto sermos discípulos de Cristo também traz um sinal de contradição. Num mundo violentamente dividido com temores, somos chamados a ser testemunhas de esperança, colocando a nossa confiança na providência amorosa de Deus. A experiência cristã mostra-nos que Deus escreve certo por linhas tortas. E sabemos, apesar de todas as previsões, que não nos vamos afogar ou ficar perdidos porque o amor fiel de Deus permanece para sempre.

Oração
Deus Todo-poderoso, o nosso sofrimento pessoal leva-nos a chorar de dor e encolhemo-nos de medo quando experimentamos a doença, a ansiedade ou a morte daqueles que amamos. Ensinai-nos a confiar em vós. Que as Igrejas a que pertencemos sejam sinais do vosso cuidado providencial. Fazei de nós verdadeiros discípulos do vosso Filho, que nos ensinou a ouvir a vossa Palavra e a servir uns aos outros. Confiantes vos pedimos isso em nome do vosso Filho e pelo poder do Espírito Santo. Amém.