25/01/2020

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - 25 de janeiro de 2020

DIA 8

Generosidade: Receber e dar

Atos 28,8-10
O pai de Públio estava então de cama, tomado de febres e disenteria. Paulo acudiu à sua cabeceira e, pela oração e imposição de mãos, curou-o. Depois disso, todos os outros habitantes da ilha que estavam doentes vinham ter com ele e por sua vez eram curados. Eles trataram-nos com todas as honras e, quando partimos, deram-nos tudo o que era necessário.

Salmo 103,1-5
Mateus 10,7-8

Reflexão
Esta história está cheia de situações onde se dá e se recebe: Paulo recebeu benevolência fora do comum dos habitantes da ilha; Paulo dá a cura ao pai de Públio e a outros; tendo perdido tudo na tempestade, os 276 recebem muitas provisões quando partiram. Como cristãos, somos chamados a praticar esta benevolência fora do comum. Mas para dar precisamos primeiro de aprender a receber - de Cristo e de outros. Mais frequentemente do que percebemos, somos destinatários de atos de benevolência feitos por pessoas que são diferentes de nós. Esses atos também apontam para a generosidade e a cura que nos vem de nosso Senhor. Nós, que fomos curados pelo Senhor, temos a responsabilidade de passar adiante o que recebemos.

Oração
Deus, doador de vida, nós vos agradecemos pelo dom do vosso amor compassivo que nos conforta e nos fortalece. Oramos para que nas nossas Igrejas possamos sempre estar abertos para receber os dons uns dos outros. Concedei-nos um espírito de generosidade para todos ao caminharmos unidos na direção da unidade cristã. Isso vos pedimos em nome de vosso Filho que reina convosco e com o Espírito Santo. Amém