23/01/2020

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - 23 de janeiro de 2020

DIA 6

Hospitalidade: Demonstrar uma amabilidade fora do comum

Atos 28,1-2.7
Já fora de perigo, soubemos que a ilha se chamava Malta. Os nativos demonstraram-nos uma amabilidade fora do comum. Com efeito, acendendo uma grande fogueira, eles convidaram-nos a todos a aproximar-nos, pois começara a chover e fazia frio... Havia, nos arredores, terras que pertenciam ao primeiro magistrado da ilha, chamado Públio. Ele acolheu-nos e hospedou-nos amigavelmente durante três dias.

Salmo 46
Lucas 14,12-24

Reflexão
Depois dos traumas e conflitos da tempestade no mar, o cuidado prático oferecido pelos habitantes da ilha foi entendido como uma amabilidade fora do comum por aqueles que estavam encharcados na praia. Tal amabilidade demonstra a nossa humanidade comum. O Evangelho ensina-nos que quando cuidamos daqueles que estão em sofrimento estamos a mostrar amor pelo próprio Cristo (cf. Mateus 25,40). Além disso, quando mostramos uma bondade amorosa para com os fracos e desvalidos estamos a sintonizar o nosso coração com o coração de Deus, no qual os pobres têm um lugar especial. Acolhendo os que vêm de fora, sejam eles pessoas de outras culturas e crenças, imigrantes ou refugiados, estamos ao mesmo tempo a amar o próprio Cristo e a amar como Deus ama. Como cristãos, somos chamados a ir adiante na fé e a alcançá-los com o amor de Deus que é para todos, mesmo para aqueles que temos dificuldade de amar.

Oração
Deus do órfão, da viúva e do estrangeiro, colocai no nosso coração um profundo sentido de hospitalidade. Abri os nossos olhos e corações quando nos pedis para vos alimentar, vos vestir e vos visitar. Que as nossas Igrejas possam participar na erradicação da fome, da sede, do isolamento e da superação das barreiras que não nos permitem acolher a todos. Isso vos pedimos em nome de vosso Filho, Jesus, que está presente nos mais pequenos dos nossos irmãos e irmãs. Amém.