20/01/2020

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - 20 de janeiro de 2020

DIA 3

Esperança: Mensagem de Paulo

Atos 27,22.34
Mas agora eu convido-vos a manter a coragem; pois nenhum de vós perderá a vida, somente o navio se perderá... nenhum de vós perderá um cabelo sequer da sua cabeça.

Salmo 27
Mateus 11,28-30

Reflexão
Como cristãos que pertencem a Igrejas e a tradições que não estão completamente reconciliadas entre si, ficamos frequentemente desanimados pela falta de progresso na direção da unidade visível. De facto, alguns desistiram de toda a esperança e veem a unidade como um ideal inatingível. Outros nem sequer veem a unidade como uma parte necessária da sua fé cristã. Ao orarmos por esse dom da unidade visível, façamos isso com firmeza de fé, paciência insistente e esperança animadora, confiando na amorosa providência de Deus. A unidade está na prece do Senhor pela sua Igreja e ele acompanha-nos nessa jornada. Não ficaremos perdidos.

Oração
Deus de misericórdia, perdidos e desanimados, voltamo-nos para vós. Colocai em nós o vosso dom da esperança. Que as nossas Igrejas tenham esperança e trabalhem pela unidade pela qual o vosso Filho orou na véspera da sua Paixão. Isso vos pedimos através dele, que vive e reina convosco e com o Espírito Santo para sempre. Amém.